quarta-feira, 18 de abril de 2012

[TUTORIAL] - Como baixar e instalar jogos?

Aí pessoal vai um tutorial detalhado de como baixar, instalar e configurar os jogos no seu computador.

1 - Como baixar jogos?

Primeiramente se o jogo for torrent, aconselho ter um cliente torrent instalado no computador, aí vão uns nomes de programas muitos usados para baixar arquivos em torrent (no Google pode encontrar mais informações sobre os programas e download dos mesmos).

Programas para baixar torrent:

Ares
Bittorrent
uTorrent
Emule

Agora é baixar um desses programas (eu particularmente prefiro usar o Ares), instalar ele no seu computador, e ver depois em algum site na web como configurar o programa que você baixou, baixe o torrent do jogo, e veja o jogo sendo baixado para um pasta no seu pc.

Se o jogo que for baixar não for em torrent, vamos supor por exemplo você ta baixando um jogo do site rapidshare ou 4shared, veja no Youtube algum vídeo ensinando de como baixar um arquivo de um site determinado, exemplo:

como baixar arquivos do X <- no lugar do X coloque o nome do site que vai baixar o jogo (digite na busca do Youtube).

---

2 - Como instalar os jogos?

Vamos agora a parte mais fina e detalhada desse processo, como instalar um jogo.

Vamos supor que você baixou o jogo e o mesmo encontra-se com o formato .ISO, .NRG, .BIN, .RAR

Vou explicar os formatos desses arquivos agora.

.ISO - Formato de imagem de um disco em formato ISO (pode ser usado o programa Daemon Tools para emular o CD/ISO no seu PC)

.NRG - Formato de imagem de um CD gravado utilizando o Nero (pode-se gravar um CD usando o Nero, ou caso prefira, pode-se emular esse CD/Formato usando também o programa Daemon Tools)

.BIN - Formato de imagem de CD/DVD em formato binário (pode-se emular esse tipo de formato/imagem usando o Daemon Tools e posteriormente usando algum programa de conversão consegue-se tranformar BIN em ISO [bin to iso converter download - busca no Google]).
Alguns jogos com extensão .BIN, são jogos de Playstation 1, então ficar atento se o jogo não rodar normalmente, provavelmente ele é um jogo de Playstation 1 (emule com algum emulador o jogo de playstation 1 em seu PC).

.RAR - Jogo compactado em formato RAR (podemos usar o programa WinRAR para descompactar esse tipo de arquivo comprimido)

Bem, é isso pessoal, mais informações utilize o Google e vc vai saber mais a fundo sobre cada item aqui citado e comentando.

Agora vamos a parte mais delicada do processo, como rodar um jogo a fino e a miúdo.

Principais itens a se prestar atenção:

- Nome do jogo
- Verificar por atualizações do jogo (patchs de atualização)
- Ver se o jogo possui mapas, novos cenários, personagens para modificação
- Ver se tem algum cheat/manha pro jogo (tem gente que gosta de pilantrar jogos, rs)
- Ver se existe crack contido no CD do jogo que você baixou (no-cd crack)
- Por final, ver se existe tradução do jogo em português

Vamos aos exemplos, por exemplo vou usar como base o jogo GTA San Andreas (exemplo):

Vamos ao Google e digitamos assim (exemplo):

gta san andreas COMPLETO DOWNLOAD <- para baixar o jogo
gta san andreas TORRENT DOWNLOAD <- para baixar o jogo em .torrent
gta san andreas PATCH DOWNLOAD <- baixar atualização do jogo
gta san andreas MODS DOWNLOAD <- baixar modificações do jogo, se houver
gta san andreas CHEATS <- ver as manhas, dicas e cheats do jogo
gta san andreas DETONADO <- passo a passo de como detonar o jogo
gta san andreas NO-CD CRACK DOWNLOAD <- baixar o no-cd/crack do jogo
gta san andreas TRADUÇÃO DOWNLOAD <- ver e baixar tradução do jogo se houver

Nossa mais detalhes do que isso, acho complicado, rsrs... agora no lugar do nome gta san andreas, veja informações sobre o jogo que você quer destrinchar, eu acho que agora você vai ficar expert em games e não vai ter mais problemas com esses jogos, lembrando acima de tudo, VEJA SE SEU COMPUTADOR POSSUI HARDWARE/PEÇAS QUE DEÊM SUPORTE AO JOGO, por exemplo:

Requisitos mínimos gta san andreas <- você vai saber quais são as configurações mínimas para rodar esse jogo no seu pc, aconselho que tenha um programa como Everest ou Benchmark Advisor instalado em seu computador, pois esses programas dão detalhes das configurações de hardware instalados em seu computador. Eu uso o programa CPU-Z que me dá informações de placa mãe, processador, memória, placa de vídeo entre outras informações úteis sobre os hardwares instalados no computador, e depois vejo se o jogo dá suporte na minha máquina, assim então eu baixo o jogo confiante realmente do que eu estou fazendo.

Bem pessoal, é isso aew, qualquer dúvida deixem recado ou comentários no meu post, espero ter ajudado a todos e aberto um pouco a mente de vocês sobre esse fantástico mundo dos games!

Obs.: Para usar o DosBOX existe um tutorial nesse blog falando sobre o assunto, digite na busca do lado direito do site: dosbox

Vale a pena ressaltar também que existem jogo com gráficos bem antigos, e seu computador com uma placa de vídeo mais atual não conseguirá rodá-lo com perfeição, como fazer nesse caso?

Clique com botão direito em um espaço vazio na área de trabalho, clique depois em "Propriedades".

Na guia "Configurações" mude em "Qualidade de cor" para 16 bits, assim seu vídeo conseguirá rodar jogos em 16 bits sem problemas, isso só se o jogo não conseguir abrir nas configurações atuais de seu vídeo.

Talvez alterando também a resolução de tela, você consiga abrir o jogo normalmente.

Jogos mais modernos precisam ter o DirectX instalado e funcionando no Windows, para isso baixe a versão mais recente do DirectX e instale-o em seu computador.

Basicamente o DirectX consegue dar uma melhora nos gráficos de jogos que requerem uma placa de vídeo mais atualizada, lembrando também, que ele dá uma melhorada nos gráficos de jogos antigos também, ou seja, se não tem o DrectX atualizado em seu computador, baixe-o agora.

Alguns jogos também precisam do .NET Framework, uma biblioteca de arquivos que fazem com que o jogo rode em sua máquina.

Jogos que requerem o .NET Framework da Microsoft, foram projetados usando as bibliotecas de reconhecimentos de cenários, personagens, ambientação e musicabilidade padronizadas de acordo com a Microsoft para Windows.

A maioria dos jogos que pedem o .NET Framework, foram criados somente para Windows, então aconselho também ter a versão mais recente do .NET Framework instalado em seu computador para que consiga rodar jogos que necessitam ter o .NET Framework instalado no computador.

Dúvidas?

Deixe um comentário.

VIVA OS GAMEMANÍACOS!

Bons jogos a todos, e voltem sempre ao blog. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário